CURRICULUM VITAE

 

MÁXIMO GHIRELLO


Brasileiro, nascido em 14/05/63
Residente à Rua Antonio Ferreira Magalhães, nº 16

CEP 13104-032 - Sousas, Campinas/SP
Telefone: (19) 8872-1819 (oi) - (19) 8308-7731 (tim)

Telefone usado em Curitiba - (41) 9784-1929 (tim)
www.dicasdeervas.com.br
maximo@dicasdeervas.com.br

 

Formação Acadêmica:


Bacharelado em Ciências Sociais
Habilitação em Antropologia.
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Universidade Estadual de Campinas
Período: 1986-1991 - Campinas/SP

Especialista em fitoterapia Chinesa e Plantas brasileiras.

 

 

Especialização:


Pós Graduação Lato Sensu em Fitoterapia Tradicional Chinesa
Conclusão: Novembro/2008
Monografia: Espinheira Santa – Planta Nativa
A Eficácia da Espinheira Santa no Sistema Digestório (Na íntegra no site dicasdeervas)


EBRAMEC/CIEFATO - Curso pós Graduação Lato Sensu em Fitoterapia Chinesa da EBRAMEC - Escola Brasileira de Medicina Chinesa e CIEFATO - Centro Internacional de Estudos de Fisioterapia, Acupuntura e Terapias Orientais realizado no período de agosto de 2007 à janeiro de 2009.


Humaniversidade Holística - Curso de Terapeuta Corporal - 2006 a 2007.


Humaniversidade Holística – Curso de extensão em Fitoterapia Brasileira com carga horária de 36 horas/aula, ministrado por Gilson Giombeli e Célia Longobardi – 2006

 

Idiomas:


Fluência em Inglês e Francês

 

Cursos Realizados:


No exterior:


Herbal Healing for Women. Curso ministrado por Rosemary Gladstar E. Barre, Vermont, EUA, 1997.

No Brasil:

 

Cataplasma. Curso ministrado por Maria Cristina Felix Santos, São Paulo-SP, 1994.


Litopontura-Medicina Chinesa-Teoria dos Cinco Elementos. Curso ministrado por Maria Cristina Felix Santos, São Paulo-SP, 1994.


Cultivo de Ervas. Curso ministrado pelo Professor Dr. Marcos Roberto Furlan (do Depto. de Agronomia da Universidade de Taubaté). Realização: Sabor de Fazenda, São Paulo-SP, 1993.


Usos das Ervas Medicinais. Curso ministrado pelo Professor Dr. Marcos Roberto Furlan (do Depto. de Agronomia da Universidade de Taubaté). Realização: Sabor de Fazenda, São Paulo-SP, 1993.


Medicina Coreana. Curso ministrado por Maria Cristina Felix Santos, São Paulo-SP, 1993.


Ervas Medicinais. Curso ministrado por Maria Cristina Felix Santos, São Paulo-SP, 1993.


Ervas Medicinais. Curso ministrado pelo Professor Dr. Marcos Roberto Furlan (do Depto. de Agronomia da Universidade de Taubaté). Promoção: Sabor de Fazenda, São Paulo-SP, 1993.


Ervas Medicinais. Curso ministrado por Mali Caram, São Paulo-SP, 1992.

 

Pesquisa Científica e Estágios:


Estudos dirigidos na área de História Indígena (Grupo Ianomâmi), sob orientação do Professor Dr. Robem Writte, durante 1992. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Campinas-SP.


Estagiário no Laboratório de Plantas Medicinais Prof. Walter Acorsi (ESALQ/USP), de 1997 a 2001. Piracicaba-SP.

Experiência Profissional:


Idealizador e proprietário do Herbarium Maximiliano (Campinas/SP) de 1993 até 2000 atuando na área do cultivo e comercialização de ervas medicinais e/ou aromáticas, na produção de jardins de ervas em residências particulares e na organização e promoção de cursos de Fitoterapia, conforme listado abaixo:


Participação na Feira de Artesanatos de Campinas: comercialização de ervas medicinais/aromáticas e instruções sobre o seu uso e cultivo. Campinas/SP, 1998-1999.


Produção de um herbário na Instituição Obra do Berço. Obra financiada por Camargo Corrêa Empreendimentos. São Paulo/SP, 1997.


Participação na Feira do Verde, promovida pela Prefeitura Municipal de Campinas, em dezembro de 1996 e em dezembro de 1998. Campinas/SP.
Participação na Expoflora. Holambra/SP, 1996.

Cursos Ministrados (por Máximo Ghirello) no Herbarium Maximiliano e em outros locais:


Cultivo e Uso das Ervas Medicinais e/ou Aromáticas. Curso ministrado periodicamente durante o funcionamento do Herbarium Maximiliano, Campinas-SP.


Feng Shui. Cursos ministrados periodicamente durante o funcionamento do Herbarium Maximiliano, Campinas-SP.
Curso de Ervas. Ministrados no Gardem Club São Paulo/SP, 1997; no Elo Mísitco, Campinas/SP, 1996; no Instituto Omar Cardoso, São Paulo/SP, 1994.


Produção de um Herbário na Fábrica Gessy Lever Ltda em Vinhedo /SP – 2001 – com 20 horas de aulas sobre ervas medicinais.


Educação ecológica na Rede de Ensino Municipal de Campinas por meio da prática de cultivo e uso de plantas medicinais num herbário, com o objetivo de resgatar, junto, às crianças e adolescentes, o respeito à natureza.

Coordenador: Ricardo Ferraz de Oliveira
Instituição: E.S.A. Luiz de Queiroz -USP
Instituição parceira: Prefeitura Municipal de Campinas/Secretária da Educação
Construção de um Jardim de Ervas junto aos professores, alunos e usuários do Centro Cultural Cândido FUMEC (unidade do Serviço de Saúde Cândido Ferreira em parceria com a FUMEC).


Palestras ministradas mensalmente em institutos e empresas sobre o uso das plantas aromáticas e medicinais e suas associações com a natureza humana, segundo a medicina tradicional chinesa. À volta ao equilíbrio.


Atendimento em consultório organizando combinações de ervas aromáticas ao redor de um foco diagnóstico-terapeutico específico, segundo os preceitos da medicina tradicional chinesa (Atual)