Prefácio

    A essência da Fitoterapia Tradicional Chinesa está na arte de adaptar a fórmula para cada tipo de desarmonia do paciente. Uma fórmula adaptada é como uma imagem no espelho de uma desarmonia específica do Qi. A combinação de ervas dentro de uma fórmula é comparável à escolha dos pontos de acupuntura dentro de um tratamento, mas a combinação das ervas dentro de uma prescrição é ainda mais intricada, uma vez que é necessário ter um mente os sabores das ervas.

    Depois do diagnosticar a desarmonia de um paciente e decidir a estratégia de tratamento com uma fórmula apropriada, a sua adaptação deve levar em conta muitos fatores diferentes: a constituição do paciente, o estado do seu sistema digestivo, seus estados mental e emocional, a combinação de sabores e Qi dentro da fórmula e a combinação das ervas com diferentes movimentos. Por levar em conta todos esses fatores, a adaptação da fórmula escolhida para a desarmonia de um único paciente é uma tarefa muito delicada e complexa.

     

    Tal objetivo só pode ser alcançado se o médico dominar não apenas a ação das ervas e das fórmulas, mas também a diferenciação entre ervas e fórmulas com funções similares.

    Giovanni Maciocia

     

    Atenção:
    As informações veiculadas neste site, são fruto de pesquisa bibliográfica e de minha experiência em fitoterapia.
    Não intencionam substituir cuidados médicos.
    Nunca use nenhuma erva sem consultar seu médico ou fitoterapeuta